Olá, visitantes!
Sexta-feira é dia Geração Cult, a sua coluna semanal sobre arte e cultura.
Em nosso post de estréia vamos falar um pouco sobre um dos principais, e não seria exagero dizer, o maior ícone da pintura, o quadro Lisa Del Gioconda, ou simplesmente La Gioconda a quem acostumamos a chamar de A Mona Lisa.
Sempre que nas aulas de arte abordamos algum assunto relacionado ao “pequeno quadro” de Leonardo da Vinci (digo pequeno referindo-me tão somente às proporções do famoso quadro: 76,8 X 52,7 cm) surge sempre o seguinte questionamento: O que tem este quadro de tão importante?
Apesar de La Gioconda não ser a representação de alguém historicamente importante, esta obra incorpora várias descobertas renascentistas, como perspectiva, o uso do esfumato, entre outras.
O fato é que A Mona Lisa está cercada de mistérios e interpretações.
Quem foi essa jovem? Qual o significado deste sorriso tão enigmático? Alguns afirmam que a Mona seria o auto-retrato de Leonardo, outros dizem que a pessoa que encomendou o quadro teve que esperar tanto por sua conclusão que acabou desistindo.
Hipóteses à parte, o auto-retrato de Leonardo ou o retrato da Srª Lisa é o argumento para várias releituras que tentam exaltar a obra renascentista, outras vezes questionar e até ridicularizá-la. O pintor Colombiano Fernando Botero, por exemplo, retratou-a no estilo “Gordelícia”, Duchamp ornamentou o rosto da moça com bigode e cavanhaque, o brasileiro Vik Muniz fez sua versão de Lisa com pasta de amendoim e geleia. Enfim, são diversas as reencarnações da bela Mona de sorriso hipnotizante que tornou-se referência em se tratando de pintura e renascimento.
Selecionei algumas dessas releituras que você pode curtir clicando na imagem para ampliar.
Visite também o site: Mundo Gump, onde você vai encontrar vária outras representações de A Mona Lisa.
Sexta-feira é dia Geração Cult, a sua coluna semanal sobre arte e cultura.
Em nosso post de estréia vamos falar um pouco sobre um dos principais, e não seria exagero dizer, o maior ícone da pintura, o quadro Lisa Del Gioconda, ou simplesmente La Gioconda a quem acostumamos a chamar de A Mona Lisa.
Sempre que nas aulas de arte abordamos algum assunto relacionado ao “pequeno quadro” de Leonardo da Vinci (digo pequeno referindo-me tão somente às proporções do famoso quadro: 76,8 X 52,7 cm) surge sempre o seguinte questionamento: O que tem este quadro de tão importante?
Apesar de La Gioconda não ser a representação de alguém historicamente importante, esta obra incorpora várias descobertas renascentistas, como perspectiva, o uso do esfumato, entre outras.
O fato é que A Mona Lisa está cercada de mistérios e interpretações.
Quem foi essa jovem? Qual o significado deste sorriso tão enigmático? Alguns afirmam que a Mona seria o auto-retrato de Leonardo, outros dizem que a pessoa que encomendou o quadro teve que esperar tanto por sua conclusão que acabou desistindo.
Hipóteses à parte, o auto-retrato de Leonardo ou o retrato da Srª Lisa é o argumento para várias releituras que tentam exaltar a obra renascentista, outras vezes questionar e até ridicularizá-la. O pintor Colombiano Fernando Botero, por exemplo, retratou-a no estilo “Gordelícia”, Duchamp ornamentou o rosto da moça com bigode e cavanhaque, o brasileiro Vik Muniz fez sua versão de Lisa com pasta de amendoim e geleia. Enfim, são diversas as reencarnações da bela Mona de sorriso hipnotizante que tornou-se referência em se tratando de pintura e renascimento.
Selecionei algumas dessas releituras que você pode curtir clicando na imagem para ampliar.
Visite também o site: Mundo Gump, onde você vai encontrar vária outras representações de A Mona Lisa.
George and Mona in the Baths of Coloma Robert Arneson, 1976
Thirty Are Better Than One Andy Warhol, 1963
David Teixidor Buenaventura, Gioconda, 2001
Kazimir Malevich, Composition with Mona Lisa, 1914
Erro, American Project, 1958
Yasumasa Morimura Mona Lisa in the Third Place, 1998
Rene Magritte, La Gioconda, 1960
Daniel Spoerri, Use of Rembrandt as Ironing Board (Marcel Duchamp),1964
Andy Warhol, Mona Lisa, 1963
Fernando Botero, Mona Lisa, Age Twelve, 1959
Alfred Gescheidt, Mamary Lisa, 1972
Fernand Leger, Mona Lisa with Keys, 1930
Pneumonia Lisa Robert Rauschenberg, 1982
William T. Wiley, Mona Lisa Wiped Out, 1967
Marcel Duchamp, L.H.O.O.Q., readymade, 1919
Robert Rauschenberg, Mona Lisa, 1982
Jean Michel Basquiat, Mona Lisa, n/a
Sophie Matisse, Mona Lisa, 1997
Andy Warhol, Mona Lisa (Two Times), 1980
Thirty Are Better Than One Andy Warhol, 1963
David Teixidor Buenaventura, Gioconda, 2001
Kazimir Malevich, Composition with Mona Lisa, 1914
Erro, American Project, 1958
Yasumasa Morimura Mona Lisa in the Third Place, 1998
Rene Magritte, La Gioconda, 1960
Daniel Spoerri, Use of Rembrandt as Ironing Board (Marcel Duchamp),1964
Andy Warhol, Mona Lisa, 1963
Fernando Botero, Mona Lisa, Age Twelve, 1959
Alfred Gescheidt, Mamary Lisa, 1972
Fernand Leger, Mona Lisa with Keys, 1930
Pneumonia Lisa Robert Rauschenberg, 1982
William T. Wiley, Mona Lisa Wiped Out, 1967
Marcel Duchamp, L.H.O.O.Q., readymade, 1919
Robert Rauschenberg, Mona Lisa, 1982
Jean Michel Basquiat, Mona Lisa, n/a
Sophie Matisse, Mona Lisa, 1997
Andy Warhol, Mona Lisa (Two Times), 1980
Keith Haring, Apocalipse 7, 1988
Banksy
"Mona Lisa Mujaheddin" by Banksy
"Peanut Butter and Jelly Mona Lisa" by Vik Muniz
Banksy
"Mona Lisa Mujaheddin" by Banksy
"Peanut Butter and Jelly Mona Lisa" by Vik Muniz
De onde tirei estas imagens? Do site aiwaz.net .
Muito bacana, não é?
Quero lançar um desafio: que tal fazer você também uma versão de A Mona Lisa?
Agora o artista é você reinvente a Mona Lisa e envie para http://www.novaobjetivo@yahoo.com.br/. Teremos o maior prazer em publicar sua criação.
Gostaram do post? Envie para seus amigos, comentem e não esqueçam que toda sexta-feira você tem um encontro marcado comigo aqui na Geração Cult.
Tenham todos um final de semana pincelado de alegrias e até a próxima!
3 comentários:
Achei bastante interessante as releituras sobre A Mona Lisa.
A matéria ficou muito legal.
Abraços!!!!!
LUCIVALDO, MAS UMA VEZ VC ESTÁ DE PARABÉNS PELO TRABALHO DESENVOLVIDO.GOSTEI MTO DA MATÉRIA E ACHEI A 1ª RELEITURA SUPER POLÊMICA, PORÉM DE UMA ESSÊNCIA ARTÍSTICA PROFUNDA.
VOCÊ SABE REALMENTE CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO PARA O DIFERENTE.
ATÉ AS PRÓXIMAS!
achei interessante os quadros da Monalisa
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